Buscar
  • siteexporioverde

QUEIMA DO ALHO: A TRADIÇÃO TROPEIRA

Falar da Exposição Agropecuária de Rio Verde sem lembrar da tradicional Queima do Alho não combina. A festa que atrai milhares de pessoas e faz parte do calendário oficial de eventos do estado é uma das atrações mais cobiçadas dentro da programação, não só pelos grandiosos shows e pela comida boa, mas pela qualidade técnica e organizacional do evento, que tem hora para começar, mas não para acabar.

A primeira edição da Queima do Alho aconteceu em 2009. Trazida pelo colaborador Lúcio Silva Moraes e pelo então diretor Walter Baylão Júnior, que ao visitarem a Festa de Barretos resolveram trazer para Rio Verde e “copiar” o evento.

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, que de forma improvisada e rústica cozinhavam para as tropas que seguiam pelo Brasil a fora levando os animais. No cardápio o arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida sempre era feita em fogão improvisado.

O evento, que é patenteado pelo Sindicato Rural, se tornou tão famoso, que em Rio Verde, existem durante o ano, diversas

outras parecidas.

A Queima do Alho é um concurso culinário, onde as comitivas são julgadas pela elaboração dos pratos e pela ornamentação típica dos tropeiros. Os jurados experimentam todos os pratos, de todas as comitivas e atribuem notas, que no final são somadas e o grande vencedor revelado.

2018

Para comemorar os 10 anos de evento, o Sindicato Rural já vem trabalhando há meses na organização do Tatersal de Leilões, local onde ele é realizado e que antigamente passava uma estrada de boiadeiros. A limpeza do espaço já foi realizada e melhorias na bilheteria e no fornecimento de água para os banheiros estão acontecendo.

Para animar a festa, a organização preparou seis atrações: Lucas Reis e Thacio, Divino e Donizete, Gaby Violeira, Craveiro e Cravinho, Diego Alves e Rafael e os Considerados – Grupo de Catira.

O Tatersal de Leilões comportará aproximadamente quatro mil pessoas, por esse motivo, os ingressos são limitados e estão sendo comercializados na Loja da Expo no Buriti Shopping e na Rede de Supermercados Campeão, no valor de R$ 80,00 o primeiro lote.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Expo Rio Verde 2020