Buscar
  • siteexporioverde

ANIMAIS PASSAM POR AVALIAÇÃO E PESAGEM ANTES DE JULGAMENTO QUE COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO



A sexta-feira dia 13/07 é a data base para o julgamento do nelore padrão e mocho, onde é feita a pesagem e o diagnóstico de gestação por exame de ultrassonografia. A pesagem e identificação da prenhez, é necessária para auxiliar na avaliação do juiz, que julga os animais no próximo domingo dia 15/07.


A avaliação é feita pelo médico veterinário do Sindicato Rural de Rio Verde, Dr.Juliano Aquino que verificou nesta sexta-feira, quase 300 animais, avaliando o quesito peso que é um critério de julgamento no caso de ambos e a gravidez obrigatória no caso das fêmeas acima de 20 meses de vida. Domingo será julgado o Nelore Mocho e no decorrer da semana, de segunda à quinta-feira (16 à 19-07) o julgamento do Nelore Padrão.


Os julgamentos que classificam os animais por idade, escolhe o Grande Campeão das categorias jovem e adulto para boi e Grande Campeã das categorias novilha e vaca para bovinos fêmeas. O Julgamento de Rio Verde é uma das etapas do ranking nacional. São dez etapas que acontecem em diversas cidades do país e Rio Verde está entre uma delas, tanto para o Neloro Padrão quando para o Nelore Mocho.


O resultado de Rio Verde vai interferir diretamente no resultado nacional. Os animais que forem melhor avaliados aqui, além de garantirem uma melhor avaliação financeira garantem também aos criadores uma maior valorização.

"Para os pecuaristas e a população de Rio Verde que gosta, é importante que venham ver estes animais, pois, se tratam dos melhores animais do Brasil e estão dentro do parque de Exposições da Expo Rio Verde", diz Augusto Martins, diretor do Sindicato Rural de Rio Verde e organizador do julgamento de Nelore Mocho e Padrão.


Os portões ficam abertos das 08:00 às 14:00 durante toda a programação da 60ª Expo Rio Verde, para que toda a população faça visitas e fotos com os animais mais premiados em todo o território nacional.


Texto: Lucas Victor Lima - Estagiário Expo Rio Verde.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Expo Rio Verde 2020